Na área dos implantes dentários, o principal objetivo da cirurgia guiada é minimizar os desconfortos ocasionados pela cirurgia tradicional, pois através desta técnica é possível colocar os implantes sem a necessidade de fazer incisões (cortes) na gengiva nem suturar (dar pontos), tornando a cirurgia mais rápida e menos dolorida.
A técnica consta da utilização de exames de tomografia computadorizada, sendo que estas imagens tomográficas são transferidas para um programa de computador específico, ao qual o cirurgião faz o planejamento estratégico do posicionamento dos implantes a serem instalados.
Após isso, os dados deste planejamento feito no computador são transferidos para uma central. Esta central confecciona guias cirúrgicas de acordo com o planejamento feito pelo cirurgião. Estas guias vão ditar os locais aonde deverão ser posicionados os implantes, sendo assim respeitados os limites ósseos e anatômicos definidos pelo cirurgião para a ideal inserção dos implantes. De posse das guias, o cirurgião as posiciona na boca do paciente e isto viabilizará a colocação dos implantes de maneira rápida e segura.
A outra vantagem fundamental da técnica é que o paciente pode sair imediatamente com os dentes provisórios, pois pelas guias também é possível confeccionar os dentes previamente à cirurgia.
Por esta técnica podem ser feitas praticamente todas as situações de implantação, desde um dente unitário até a recomposição total dos dentes. No entanto, é valido ressaltar que não indicamos a cirurgia guiada para todos os casos, tendo em vista que em algumas situações a atrofia óssea exagerada pode exigir a realização da técnica cirúrgica convencional, ou até mesmo o custo-benefício pode ser mais agradável pela técnica convencional.